Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Funções do Magnésio

O magnésio é um componente crítico para muitas das principais funções do nosso corpo. Antes de discutir o papel da suplementação de magnésio, é importante compreender o papel do magnésio em funções normais do corpo. O magnésio é um mineral multifacetado essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Os níveis de magnésio adequados são necessários para o crescimento ósseo normal. Além disso, o magnésio está envolvido em outras funções:

  • Regulação do açúcar no sangue;
  • Função nervosa;
  • Função muscular;
  • Suporte ao sistema imunológico;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Manutenção da pressão arterial;
  • Metabolismo de energia.

O magnésio é encontrado naturalmente nos alimentos não processados, incluindo vegetais verdes, legumes, nozes, grãos não refinados, peixes e batatas. Se você está à procura de alimentos ricos em magnésio, o espinafre é uma opção maravilhosa. Leia mais sobre as fontes do magnésio ou sobre alimentos com magnésio.

 

Função do Magnésio - Formação Óssea

Cerca de dois terços de todo o magnésio em nosso corpo é encontrado em nossos ossos. Os pesquisadores descobriram, no entanto, que o magnésio ósseo tem duas funções muito diferentes a desempenhar em nossa saúde. Parte do magnésio em nossos ossos ajuda a dar-lhes a sua estrutura física. Este magnésio faz parte do retículo cristalino ósseo e é encontrado nestes “andaimes ósseos", juntamente com os minerais, fósforo e cálcio.

Outros valores de magnésio, no entanto, são encontrados na superfície do osso. Esta superfície de magnésio não parece estar envolvida na estrutura do osso, mas tem a função de como um local de armazenamento de magnésio que o corpo pode recorrer em momentos de fornecimento de uma dieta pobre.

 

Funções do Magnésio - Relaxamento Muscular e Nervoso

Dentre as funções do magnésio temos uma função muito importante. O magnésio e seu companheiro macronutriente, cálcio, agem em conjunto para ajudar a regular os nervos do corpo e tônus muscular. Em muitas células nervosas, o magnésio atua como um portão bloqueador químico - contanto que exista o suficiente de magnésio ao redor, o cálcio não poderá correr para as células nervosas e ativar o nervo. Este portão bloqueador de magnésio ajuda a manter o nervo relaxado. Se nossa dieta nos fornece muito pouco magnésio, esse portão bloqueador pode falhar e a célula nervosa pode se tornar superativada. Quando algumas células nervosas estão superativadas, elas podem enviar muitas mensagens para os músculos e causar contrações musculares em excesso. Esta cadeia de eventos ajuda a explicar como a deficiência de magnésio pode provocar tensão muscular, dor muscular, espasmos musculares, cãibras musculares, e fadiga muscular.

 

Outras Funções do Magnésio

Muitas reações químicas no organismo envolvem a presença de uma enzima. Enzimas são proteínas especiais que ajudam a desencadear reações químicas. Mais de 300 enzimas diferentes no corpo precisam de magnésio para funcionar. Por esta razão, as funções deste mineral são especialmente diversas. Magnésio está envolvido no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Ele ajuda genes a funcionarem corretamente. Alguns combustíveis não podem ser armazenados em nossas células musculares, a menos que suprimentos adequados de magnésio estejam disponíveis.

A função metabólica do magnésio é tão diversa que é difícil encontrar um sistema do corpo que não seja afetado pela deficiência de magnésio. Nosso sistema cardiovascular, sistema digestivo, sistema nervoso, músculos, rins, fígado, glândulas secretoras de hormônios, e o cérebro todos dependem de magnésio para sua função metabólica.

 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

ATENÇÃO: As informações acima tem o caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas em detrimento da orientação médica ou de um profissional de saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou a prevenção de doenças.

GuruNet