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Alimentos com Vitamina A

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Ha varios alimentos com vitamina A, dentre eles, frutas, vegetais e principalmente o figado. Abaixo relacionamos diversos alimentos com vitamina A. Estes alimentos com vitamina A estão divididos entre frutas, vegetais, carnes, óleos, ovos e derivados de leite.

Frutas com Vitamina A:

  • Abacaxi
  • Abacate
  • Amora
  • Banana da terra
  • Banana maçã
  • Banana ouro
  • Banana prata
  • Caqui
  • Damasco
  • Laranja pera
  • Limão
  • Maçã
  • Mamão Papaia
  • Manga
  • Maracujá
  • Melancia
  • Melão
  • Morango
  • Pera
  • Pêssego
  • Uva branca

Vegetais com Vitamina A:

  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Agrião d´agua
  • Alface
  • Almeirão
  • Bertalha
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Broto de alfafa
  • Cenoura
  • Chicória
  • Couve-manteiga
  • Escarola
  • Espinafre
  • Hortelã
  • Moranga
  • Mostarda
  • Pimentão
  • Repolho
  • Salsa
  • Tomate

Vitamina A em Carnes e Óleo:

  • Carne de boi
  • Carne de frango
  • Fígado
  • Mariscos
  • Peixes
  • Siri
  • Azeite de dendê
  • Óleo de peixe

Vitamina A em Derivados do Leite e Ovos:

  • Creme de leite
  • Leite de cabra
  • Leite de vaca
  • Manteiga
  • Margarina
  • Queijos
  • Requeijão
  • Ovos

 

Alimentos com Vitamina A - Impacto do Cozimento, Armazenamento, e Processamento:

Nos alimentos com vitamina A nem o cozimento, nem o armazenamento afetam significativamente a quantidade ou a disponibilidade de vitamina A nos alimentos.

Enquanto retinol, ou vitamina A pré-formada, ocorre somente em alimentos de origem animal, frutas e legumes que contêm certos carotenóides também fornecem atividade de vitamina A. Carotenóides são pigmentos vegetais, responsáveis pela cor vermelha, laranja, amarela de frutas e legumes. Os carotenóides mais abundantes na dieta são betacaroteno, alfa-caroteno, gamma-caroteno, licopeno, luteína, beta-criptoxantina, zeaxantina, e astaxantina.

Em certos casos, o cozimento pode melhorar a disponibilidade de carotenóides em alimentos. Por exemplo, a disponibilidade de licopeno em alimentos derivados de tomate é maior quando os alimentos são processados ​​em altas temperaturas. Como resultado, seu corpo absorve o licopeno em suco de tomate enlatado e pasteurizado mais facilmente do que o licopeno no tomate fresco. Além disso, cenouras e espinafres levemente vaporizados melhoram a capacidade do seu organismo de absorver os carotenóides nesses alimentos aumentando assim a quantidade de vitamina A no corpo.

Importante observar no entanto, que na maioria dos casos, o cozimento prolongado de alimentos vegetais diminui a disponibilidade de carotenóides, mudando a forma do carotenóide. Desta forma diminuindo a ingestão da provitamina A (carotenóides), menos vitamina A teremos no corpo.

 

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Veja os tópicos relacionados a vitamina A nos links abaixo.

* Vitamina A
* Fontes da Vitamina A
* Funções da Vitamina A
* História da Vitamina A

 

Leia mais sobre os alimentos com outras vitaminas nos links abaixo.

Alimentos com Vitamina B1
Alimentos com Vitamina B12
Alimentos com Vitamina B2
Alimentos com Vitamina B6
Alimentos com Vitamina B9
Alimentos com Vitamina C
Alimentos com Vitamina D
Alimentos com Vitamina E

 

 
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ATENÇÃO: As informações acima tem o caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas em detrimento da orientação médica ou de um profissional de saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou a prevenção de doenças.

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